Quantcast
Channel: Canção Efêmera » inverno
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Sobre os frios do Rio Grande do Sul: comparações

$
0
0

Uma das coisas que eu mais ouvi e ainda ouço falar desde que vim para São Gabriel, em 2010, quando o inverno chega:

“- De onde tu és (ou você é)?

- Eu sou de Canela, aqui do Estado mesmo.

(Algumas pessoas ainda perguntam:)

- Aonde fica?

- Do lado de Gramado.

(Depois de perguntarem isso, SE perguntarem:)

- Nossa, quero muito conhecer a região! E ah, tu deves estar acostumado com o frio daqui, já que lá é mais frio. (Detalhe para a afirmação da pessoa)

- Não, pior que não. Eu acho que aqui é mais frio.

- Como assim?

(Agora que o bicho pega, COMO explicar as diferenças do frio são-gabrielense para o frio canelense? Eis que conversando com quem já frequentou ou passou algum tempo pelas duas regiões, consegui uma forma de explicar:)

- Aqui o inverno é seco, sem contar o famosíssimo vento Minuano. Já lá, é mais úmido e não tem tanto vento assim. Logo, aqui eu sinto mais frio que lá. Outra coisa, lá o inverno é mais perceptível: quando eu ando nas ruas, dependendo do horário, posso perceber a geada principalmente. Aqui em São Gabriel por exemplo, é mais complicado de perceber, principalmente para quem mora no centro. É bastante notável a ausência de verde dentro da cidade, principalmente na parte central da cidade – o contrário do que acontece em Canela. Outra coisa que é normal no inverno por lá, é neblina. Aqui isso é raro.”

Só acho engraçado uma pessoa generalizar algo sobre um lugar que nem conhece. É complicado isso. E mesmo que tu te acostumes com uma região mais fria, o frio de outra região é diferente e tu não estarás acostumado com ele, ainda mais se for mais frio.

Outra coisa que interfere, é que na Serra Gaúcha, é comum o pessoal utilizar fogões a lenha, lareiras, calefação e outras formas de aquecimento, além do clássico casaco de inverno (que a gente chama de jaqueta) ou os cobertores. Aqui em São Gabriel por exemplo, notei que isso é mais raro, sendo mais comum o casaco e os cobertores mesmo, além do ar condicionado (já que nessa cidade é extremo: ou é um calorão do cão ou um inverno daqueles que fazem um frio de renguear cusco…)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images